quarta-feira, 17 de setembro de 2008

McIgnorância

O vídeo abaixo é uma nova propaganda do McDonalds. Duas mulheres posudas conversam numa cafeteria, quando uma delas revela à outra que o Mac passou a vender cafés, as duas abandonam a pose de intelectuais, confessam que não aguentam mais ouvir jazz o dia inteiro, que adoram assistir tevê e que não sabem onde fica o Paraguai.
Se você é um idiota, sinta-se à vontade e vá tomar um café no McDonalds.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ê, Remo, adoro seu blog!
olha só esse trecho de um texto do Frei Betto, que recebi por e-mail outro dia:

" Há uma lógica religiosa no consumismo pós-moderno. Se alguém vai à Europa e visita uma pequena cidade onde há uma catedral, deve procurar saber a história daquela cidade - a catedral é o sinal de que ela tem história. Na Idade Média, as cidades adquiriam status construindo uma catedral; hoje, no Brasil, constrói-se um shopping center. É curioso: a maioria dos shopping centers tem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas; neles não se pode ir de qualquer maneira, é preciso vestir roupa de missa de domingos. E ali dentro sente-se uma sensação paradisíaca: não há mendigos, crianças de rua, sujeira pelas calçadas...

Entra-se naqueles claustros ao som do gregoriano pós-moderno, aquela musiquinha de esperar dentista. Observam-se os vários nichos, todas aquelas capelas com os veneráveis objetos de consumo, acolitados por belas sacerdotisas. Quem pode comprar à vista, sente-se no reino dos céus. Se deve passar cheque pré-datado, pagar a crédito, entrar no cheque especial, sente-se no purgatório. Mas se não pode comprar, certamente vai se sentir no inferno... Felizmente, terminam todos na eucaristia pós-moderna, irmanados na mesma mesa, com o mesmo suco e o mesmo hambúrguer do McDonald's.

Costumo advertir os balconistas que me cercam à porta das lojas: 'Estou apenas fazendo um passeio socrático.' Diante de seus olhares espantados, explico: 'Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia: Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz."

Anônimo disse...

obs: ótimo esse comercial do Mc Donald's! mostrou exatamente um fenômeno que acontece hoje de as pessoas quererem parecer intelectuais mas não terem o menor interesse de se intelectualizar. pega bem parecer "inteligente", mas é chato, né!? viva a imbecilidade!

nagual1985 disse...

esse frei betto é muito mala. imagina que vc tá trabalhando no shopping e um imbecil desse diz "estou só fazendo um passeio socrático".

Anônimo disse...

não sei se vc conhece o artista Banksy...é que ele tem um trabalho que acho que vc ia gostar...é sobre o mc donalds...ele reconstruiu a cena daquela foto classica da segunda guerra mundial, onde uns seis soldados estão tentando colocar a bandeira dos estados unidos na ilha de Iwo Jima...
só que em vez se ser a bandeira dos estados unidos, é o simbolo do mc donalds....
pede pra eu te mostrar, ou dá uma goolgada! bota lá; banksy mcdonalds

um beijo!